Escavação de valas e caboucos, em interior de edifício
ADE040 Escavação de valas e caboucos, em interior de edifício
Escavação de valas e caboucos sob massame de betão, previamente demolido, de 0,5 m de profundidade máxima, em solo de argila semi-dura, com meios mecânicos, para posterior instalação da rede de saneamento em obras de reabilitação, e carregamento em camião.

Tipo de escavação
Profundidade máxima da escavação (m)
Tipo de terreno
Solo coerente de natureza argilosa com um tamanho de partícula menor de 0,08 mm, uma consistência média e uma tensão admissível da ordem de 0,15 MPa.
Pormenorizar tipo de terreno
Escavação e carga

Unitário

Ud

Descrição

Rend.

Preço unitário

Importância

mq01exn010a

h

Miniretroescavadora sobre pneus, de 12,3 kW.

0,556

36,96

20,55

mo113

h

Operário não qualificado construção.

0,546

23,29

12,72

 

%

Custos directos complementares

2,000

33,27

0,67

       

Total:

33,94



UNIDADE DE OBRA ADE040: ESCAVAÇÃO DE VALAS E CABOUCOS, EM INTERIOR DE EDIFÍCIO.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Escavação de valas e caboucos sob massame de betão, previamente demolido, de 0,5 m de profundidade máxima, em solo de argila semi-dura, com meios mecânicos, para posterior instalação da rede de saneamento em obras de reabilitação, e carregamento em camião.



CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJECTO

Volume medido sobre as secções teóricas da escavação, segundo documentação gráfica de Projecto.



CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA


DO SUPORTE.

Antes de iniciar os trabalhos de escavação, será verificado que o estado de conservação do edifício e das construções próximas que possam ser afectadas é bom, ou que se procedeu à estabilização dos mesmos através do escoramento adequado.



PROCESSO DE EXECUÇÃO


FASES DE EXECUÇÃO.

Implantação geral e fixação dos pontos e níveis de referência. Escavação em sucessivas camadas horizontais e extracção de terras. Refinamento do fundo e laterais à mão, com extracção das terras. Carga para camião ou contentor dos materiais escavados.


CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.

A base da escavação ficará nivelada, limpa e ligeiramente compactada.



CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.

As escavações ficarão protegidas contra infiltrações e acções de erosão ou desmoronamento por parte das águas pluviais. Serão tomadas as medidas oportunas para assegurar que as suas características geométricas permanecem inalteradas.



CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Medir-se-á o volume teórico executado segundo especificações de Projecto, sem incluir os incrementos por excessos de escavação não autorizados, nem o enchimento necessário para reconstruir a secção teórica por defeitos imputáveis ao Empreiteiro. Medir-se-á a escavação uma vez realizada e antes de que sobre esta se efectue algum tipo de enchimento. Se o Empreiteiro fechasse a escavação antes de verificada a medição, entender-se-á que se sujeita ao que unilateralmente determine o director de fiscalização de obra.



CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DA UNIDADE DE OBRA

O preço não inclui o transporte dos materiais escavados.



Código LER

Tipo

Peso (kg)

Volume (l)

17 05 04

Solos e rochas não abrangidos em 17 05 03.

2.020,000

1.219,807

 

Resíduos gerados:

2.020,000

1.219,807